sábado, 22 de janeiro de 2011

Candidíase

A candidíase (candidose, monilíase) é uma infecção causada por diversas variedades de Candida, especialmente a Candida albicans.

A infecção das membranas mucosas, como ocorre na boca ou na vagina, é frequente entre os indivíduos com um sistema imunológico normal. (Ver secção 17, capítulo 189) e (Ver secção 18, capítulo 202) Contudo, estas afecções são mais frequentes ou persistentes em diabéticos ou doentes de SIDA e nas mulheres grávidas.

As pessoas cujo sistema imunitário é deficiente costumam desenvolver uma candidíase que se estende por todo o corpo; destas, as que correm o risco de desenvolver uma infecção na corrente sanguínea (candidemia) são as que têm um número baixo de glóbulos brancos (que pode ser devido a uma leucemia ou ao tratamento por outros cancros) e as que têm um cateter colocado num vaso sanguíneo. Em caso de cirurgia ou outros procedimentos invasivos relacionados com o coração e os vasos sanguíneos, pode ocorrer uma infecção das válvulas cardíacas (endocardite).

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas de candidíase variam em função do tecido afectado. Por exemplo, a infecção da boca (aftas) provoca o aparecimento de placas cremosas, que são de cor branca e causam dor. Quando se localizam no esófago, há dificuldade em engolir e comer. Se as válvulas do coração se encontram afectadas, pode surgir febre, sopro cardíaco e aumento do baço. Uma infecção da retina (a membrana sensível à luz que se encontra sobre a superfície interna da parte posterior do olho) pode provocar cegueira. Uma infecção do sangue (candidemia) ou do rim pode ocasionar febre, diminuição da tensão arterial (choque) e uma menor produção de urina.

Muitas infecções causadas por Candida são diagnosticadas através dos sintomas. Para estabelecer um diagnóstico definitivo, é preciso observar os fungos numa amostra de pele examinada ao microscópio. A cultura das amostras de sangue ou do líquido da espinal medula também pode revelar a presença dos referidos fungos.



Candidíase oral

A infecção por Candida pode provocar a formação de placas brancas na boca

Prognóstico e tratamento

Quando se desenvolve candidíase na boca ou na vagina, é possível aplicar medicamentos antimicóticos directamente sobre a área ou então administrar fluconazol por via oral. A candidíase que se propagou por todo o corpo é uma doença grave, progressiva e potencialmente mortal que costuma ser tratada com anfotericina B endovenosa, apesar de o fluconazol se revelar eficaz em algumas pessoas.

Certas doenças, como a diabetes, podem agravar a candidíase e devem ser controladas para ajudar a erradicar a infecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário