sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saiba sobre os sintomas de candidíase, e procure um imunologista

Quais são os sintomas desta infecção?
Os sintomas variam de acordo com a área do corpo acometida.

A infecção das pregas (infecções intertriginosas) usualmente causam uma placa vermelha, úmida, com uma pequena quantidade de secreção esbranquiçada. Pequenas pústulas (espinhas) podem surgir, principalmente nas bordas da lesão, e a lesão pode coçar ou queimar. Uma infecção por candida na região anal pode ser uma placa branca ou vermelha, e em geral coça muito.

As infeccões vaginais por candida (vulvovaginite) são comuns, principalmente em mulheres que estão grávidas, tem diabetes, ou estão tomando antibióticos. Os sintomas desta infecção incluem um corrimento branco ou amarelado e queimação, prurido ou vermelhidão ao redor das paredes e área externa da vagina.

Como é feito o diagnóstico desta infecção?
Usualmente um médico pode fazer este diagnóstico observando as características típicas da lesão. Caso seja necessário, uma amostra pode ser coletada com uma espátula e examinada no microscópio, onde poderá ser visualizado o fungo, ou então colocado em um meio de cultura, para que se observe o crescimento do agente causador.

Qual o tratamento desta infecção?
Geralmente este tipo de infecção é curado facilmente com cremes a base de antifúngicos, como por exemplo a nistatina. O creme deve ser usado por 7-10 dias, duas vezes ao dia. Medicações para tratamento de infecções anais ou vaginais também estão disponíveis como óvulos ou supositórios. A candidíase oral é tratada em geral com um líquido que é bochechado.

Para as infecções de pele em geral um creme com corticóide é necessário, e é prescrito em associação com o antifúngico, pois estes tipos de cremes reduzem o prurido. Manter a pele seca ajuda a resolver a infecção e previne o retorno do fungo. Um talco a base de antifúngico (p.ex. Vodol em pó), pode ajudar a prevenir as recorrências e a manter a pele seca. O uso de roupas de algodão também ajuda a absorver a umidade excessiva e a manter o fungo sob controle, principalmente na região inguinal.

Fonte: www.derme.org

Candidíase
A candidíase é uma micose que pode atingir a superfície cutânea e as mucosas, resultando em candidíase oral, candidíase vaginal, intertrigo (entre os dedos), paroníquia (infecção na pele ao redor das unhas) e onicomicose (micose das unhas). Afeta mais frequentemente pessoas diabéticas ou com deficiências imunológicas ( transplantados, pessoas com AIDS, por exemplo) e crianças desnutridas, podendo se tornar crônica.

Sinônimos
Monilíase, sapinho

O que causa?
A candidíase normalmente é causada pela Candida albicans , mas outras espécies de cândida também podem estar envolvidas.

Sinais e sintomas
Na boca, a candidíase se manifesta como placas brancas facilmente removíveis, que tem aspecto semelhante à nata. Na região da mucosa de onde é removida a placa branca fica uma área mais avermelhada. O intertrigo atinge áreas de dobras cutâneas, como região infra-mamária, região interdigital (pés e mãos), virilhas e axilas. Paroníquia é a lesão que surge na pele ao redor das unhas, caracterizada por inchaço, cor vermelha e dor, com perda da cutícula. Normalmente ocorre em pessoas que mexem freqüentemente em água sem o uso de luvas. A onicomicose é a alteração das unhas por infecção com este fungo.

É transmissível?
A transmissão da candidíase se dá pelo contato com secreções da boca, pele e vagina e dejetos de pessoas contaminadas. Além disso, a mãe pode transmitir este fungo para o bebê durante o parto. A cândida é tida como um fungo saprófita, ou seja, convive normalmente com o ser humano saudável em locais como a vagina, a boca e a pele. No entanto, em momentos de alteração da imunidade (stress, doenças) ou por alterações do meio-ambiente (como uso de substâncias que alteram o pH vaginal), esse fungo pode se proliferar e causar sintomas. Também são comuns sintomas leves em crianças saudáveis e gestantes.

Como se trata?
O tratamento é feito com antifúngicos sistêmicos (usados via oral) ou tópicos (cremes e soluções), de acordo com cada caso.

Fonte: www.clinicamartinsvara.com.br

Candidíase
A candidíase (candidose, monilíase) é uma infecção causada por diversas variedades de Candida, especialmente a Candida albicans.

A infecção das membranas mucosas, como ocorre na boca ou na vagina, é frequente entre os indivíduos com um sistema imunológico normal. (Ver secção 17, capítulo 189) e (Ver secção 18, capítulo 202) Contudo, estas afecções são mais frequentes ou persistentes em diabéticos ou doentes de SIDA e nas mulheres grávidas.

As pessoas cujo sistema imunitário é deficiente costumam desenvolver uma candidíase que se estende por todo o corpo; destas, as que correm o risco de desenvolver uma infecção na corrente sanguínea (candidemia) são as que têm um número baixo de glóbulos brancos (que pode ser devido a uma leucemia ou ao tratamento por outros cancros) e as que têm um cateter colocado num vaso sanguíneo. (', ') faça sexo seguro!

1 comentário:

  1. In just a few minutes I'm about to share with you a natural remedy against the infection of candidiasis, which not only works, but it removes permanently. Vaginal Mycosis

    ResponderEliminar